terça-feira, 19 de julho de 2011

Entre pájaros, "remolachas" e diferenças

Não entendo como o ser humano já pensou tantas vezes em suprimir a diversidade, em muitos sentidos. A única explicação lógica em que consigo pensar agora,é que pode ser que a diversidade seja tão incrível e tentadora que chega ao ponto de amedrontar pequenos humanos, diante da grandeza das diferenças. 
É fácil reparar quando as diferenças ressaltam belezas, intrigam em curiosidades culturais, fazem rir com palavras dúbias, acentos pontudos e falsos cognatos. Ainda não entendi porque pássaros podem ser engraçados para argentinas. Mas é óbvio para uma brasileira que "remulatias" lembra mais uma mulata rebolando do que uma beterraba...
Mas por que não sabemos lidar tão bem com as diferenças do dia a dia, e são criados preconceitos, minorias e grupos excluídos, marginalizados e igualados em suas diferenças?
O poder parece sempre estar em mãos erradas e medrosas, que  tentam igualar e punir a diversidade. Assim é o poder de machistas que oprimem mulheres e tornam esse poder uma constante para controlar as diferenças femininas. E esse é o mesmo poder doutrinário, autoritário e imperialista, que oprime outros gêneros, outras culturas e outras classes sociais que não os/as dominantes. 
Esse é o  poder de quem o tem medo (não só do lobo mau), mas da liberdade, que em essência deve ser plural e diversa, porque só assim garantiria o seu sentido de forma individual e coletiva. 
Qual o sentido da liberdade? 
Somos livres quando somos livres dos nossos medos... livres - dos nossos medos - de que?  - de não poder viver, de não poder viver com dignidade, de não poder ser diferente, de não poder mudar,  para ser diferente daquilo que nos oprime...
E portanto,  acho que precisamos nos questionar diariamente se estamos sendo livres desses medos reais ou se não estamos sendo livres da doutrina do medo da diferença e da liberdade. 

Vamos nos perguntando: Se a diversidade é tão incrível e natural a ponto de nos seduzir e nos admirar, (lutamos para que ela seja preservada, e inclusive trabalhamos pra isso também para a conservação da BIO-DIVERSIDADE), porque continuamos com esses medos doutrinários da diversidade?  
Entonces, mãos à obra em busca da liberdade que só poderá ser igualitária (para todos) se for mais diversa e plural !

Boa semana a todos livres de preconceitos, de medos e de poder opressor !

DIVERSIDADE LIVRE , LIBERDADE DIVERSA !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário